Música

Adorei sua visitinha

sábado, 13 de outubro de 2012

4 PONTOS EFICAZES NO TRATAMENTO DO BIPOLAR


Para um tratamento eficaz do transtorno afetivo bipolar do humor nós precisamos levar em consideração 4 pontos fundamentais: medicação + terapia + psicoeducação + apoio de familiares e/ou amigos.

Imagine uma mesa de bilhar... Ela tem 4 pés, e se tivesse apenas 3 ou 2 certamente cairia... Nesse sentido eu creio que para que possamos atingir certa estabilização na bipolaridade, nós precisamos dos 4 pontos que menciono. Precisamos de uma mesa de bilhar estável em outras palavras.

Uma mesa de bilhar, porque ainda que os 4 pontos - os 4 pés - estejam presentes, nós ainda precisaremos vez ou outra "encaçapar" algumas bolas. Pode ser que mesmo fazendo tudo certo, possamos encontrar uma dificuldade ou outra. O fato é que com uma mesa bem apoiada e com certo treino e persistência podemos perfeitamente ganhar em qualidade de vida! Isso é possível sim!


PONTOS IMPORTANTES NO TRATAMENTO




  1. Medicamentos: Transtorno bipolar é uma doença para a vida inteira e que necessita que o paciente tome as medicações constantemente. A medicação é importante não só para regular o humor do paciente bipolar, mas também de proteger o cérebro contra “ neuro-degeneração” e/ou migração de um estado de humor do tipo 2 para o tipo 1, por exemplo.
  2. Terapia: O segundo pé de nossa mesa é a “terapia”, que pode ser do tipo cognitivo-comportamental ou análise. A terapia é importante porque é através dela que o bipolar irá reconhecer mais facilmente os “gatilhos” das crises, e irá aperfeiçoar seu comportamento diante de eventos estressores etc. Nesse sentido eu costumo dizer que as medicações dão o “carro” para o bipolar se deslocar rumo à estabilização, mas, quem provê a gasolina é justamente a “terapia”.
  3. Psicoeducação: O aprendizado sobre a doença bipolar é fundamental para que possamos entender os aspectos da doença. Com isso nos tornamos pacientes mais conscientizados e podemos enfrentar os momentos de instabilidade de maneira mais segura. Aqui no Bipolar Brasil e em outros sites da internet é possível aprender mais detalhes da bipolaridade. A grande vantagem de aprender sobre a doença é de ampliar o diálogo junto ao médico que nos atende.
  4. Apoio familiar: O quarto pé da mesa e talvez o mais importante. Não adianta muito todos os esforços do paciente bipolar se esse paciente não recebe apoio dos parentes e amigos. Eu creio que uma maneira de fazer com que os cuidadores dos bipolares deem esse apoio é através do aprendizado diário. É importante – se possível – que tanto o bipolar quanto os cuidadores participem de reuniões de grupo e/ou terapia em grupo, e que discutam entre si as particularidades da doença etc. Os cuidadores podem e devem ajudar o bipolar a identificar quando alguns sinais pródromos estão presentes, anunciando que uma crise pode chegar. O diálogo sobre como o bipolar está se sentindo pode e faz toda a diferença!

Por uma vida melhor,


Will Brasil

Leia mais e na fonte: Transtorno bipolar (bipolaridade): 4 Pontos eficazes no tratamento bipolar http://www.bipolarbrasil.net/2011/12/4-pontos-eficazes-no-tratamento-bipolar.html#ixzz299BF1dYr
Under Creative Commons License: Attribution No Derivatives

0 comentários:

Postar um comentário

Adoro recadinhos...Não saia sem comentar!!!
Bjks coloridas